31/08

A importância do sexo na terceira idade

Ainda visto como tabu para alguns grupos na sociedade, o sexo na terceira idade não deve ter ressalvas, muito pelo contrário. Acreditar que os idosos não sentem prazer ou mesmo vontade de fazer sexo depois de chegar a essa fase da vida, é uma falácia já desmentida pela comunidade científica especializada em comportamento sexual, que também revela vários benefícios importantes para quem faz sexo regular, independentemente da idade atingida.

Neste artigo evidenciaremos alguns dos motivos que transformam o sexo numa importante atividade para a saúde de pessoas na terceira idade.

Libere endorfina

Sexo é exercício e traz várias vantagens que deste advém. Uma das principais é a liberação de endorfina no organismo, devido ao prazer e ao esforço físicos gerados durante a relação. A endorfina é a substância responsável pela sensação de prazer e que pode ser alcançada em atividades como corrida, caminhada e o sexo.

Acompanhado de o prazer, surge a sensação de calma e tranquilidade, essenciais nessa fase da vida para evitar problemas com o coração ou até mesmo um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Maior proximidade entre os parceiros

Mesmo recomendável, o sexo na terceira idade possui algumas questões que exigem uma boa conversa e companheirismo entre os casais. No caso da mulher, a partir dos 60 anos, ela passa a precisar de mais tempo para responder aos estímulos sexuais, a vagina tem menos elasticidade e a lubrificação é menor. Já o homem pode precisar de ajuda de medicamentos para ter uma ereção, devido à perda de testosterona.

Mesmo diante de tais problemas, uma relação sexual prazerosa significa troca de carinhos, conversa e compreensão para lidar com essas situações. O resultado positivo, aumenta a autoestima do casal.

Queima de calorias e melhora do sono

No Brasil, a média do tempo de vida subiu para cerca de 75 anos, o que gera a expectativa de termos, em breve, uma sociedade com mais idosos do que jovens. Muitas questões envolverão problemas de saúde originados do peso e dificuldade no sono.

Pois o sexo pode auxiliar nessas duas questões e contribuir com a saúde na terceira idade. A atividade sexual pode queimar de 85 a 440 calorias, dependendo da intensidade e da forma como é praticado. Além de liberar o hormônio ocitocina, o “hormônio do amor”, após o orgasmo e que funciona como relaxante natural e ajuda na hora do sono.

Referente a intensidade do sexo, o ideal é mudar de posição com alguma frequência para evitar problemas, como hérnia de disco e outros.

Melhora a imunidade

A queda da imunidade na terceira idade é algo da ciência de todos, o que torna o sexo mais importante, pois ele traz, comprovadamente, benefícios ao sistema imunológico.

De acordo com pesquisa da Universidade de Wilkes, praticar sexo de uma a duas vezes por semana, aumenta o nível de hemoglobinas responsáveis por proteger o corpo de gripes e outras infecções.

Sexo despreocupado

Em diferentes fases da vida, o sexo surge como um paliativo ou até razão para problemas e preocupações. Na juventude, a pressão em fazer sexo e ser bom de cama é uma questão bastante comum.

Na terceira idade, o sexo pode acontecer sem nenhuma dessas preocupações em mente. As pressões da juventude, sem dúvida alguma, ficaram no passado, assim como outros problemas, como a educação dos filhos e instabilidade financeira.

Por todas essas razões, o sexo continua de suma importância em qualquer fase, mesmo na terceira idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *