08/09

Fique por dentro da série Masters of Sex, produzida pela Showtime!

Você já ouviu falar da série “Master of sex”, produzida pela Showtime? Adiantamos que ela não é nenhuma série com episódios de cunho erótico ou pornográfico para o entretenimento sexual do público, mostrando mestres do sexo em suas atividades práticas. Mas não se decepcione! Essa série, baseada em acontecimentos reais e históricos, trata do comportamento sexual das pessoas em geral, ao retratar a história do Dr. William Masters e sua assistente Virginia Johnson, que foram dois cientistas pioneiros nos estudos da sexualidade humana entre os anos de 1950 e 1970. Ela é uma série biográfica, baseada no livro Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, the Couple Who Taught America How to Love, de Thomas Maier.

História da sexualidade

O espectador terá uma aula de história e de ciências, bem como conhecerá a fundo os dois personagens principais, seus estudos de caso – que apresentarão personagens e histórias diversas – e o contexto da época. Nessa série é possível ver as dificuldades enfrentadas pelos cientistas tendo em vista a moral vigente da época e as repressões sexuais da sociedade, relutantes em aceitar suas conclusões e estudos acerca dos comportamentos sexuais em geral, e de tudo o que envolve o sexo e os relacionamentos. O espectador ficará surpreso sobre como foi necessário lutar para que tenhamos tido acesso a uma ciência sem tabus e que desconstruiu muitos mitos e verdades tomados como definitivos. A questão da homossexualidade, da liberação sexual da mulher, os estereótipos, a prostituição, a família, o prazer e as preferências sexuais mais diversas, são temas abordados pela série, através dos personagens que surgem como voluntários para as pesquisas de dupla de cientistas.

Os cientistas

O perfil dos personagens principais, Dr. Master e Virgínia Johnson são bastante representativos do contexto da época. Ele é mostrado como um homem reprimido sexualmente, motivo pelo qual decidiu estudar o que acontece ao corpo humano no momento da relação sexual. Tendo vivido uma infância difícil, de abusos e omissão, ele desenvolveu um comportamento reservado e estritamente racional, tendo dedicado sua vida até então à carreira de obstetra. Ele é casado com Libby, uma mulher decidida a ter um bebê e a constituir com ele uma família tradicional.

Na outra ponta da dupla dinâmica de cientistas está Virgínia Johnson, uma mulher de vanguarda, que rompe tabus, quebra fronteiras e que está à frente do seu tempo. Ela é divorciada e dedica-se integralmente à sua carreira, não tendo tempo suficiente para cuidar de seus dois filhos pequenos. É claro que essa insuficiência lhe gera sofrimento, pois não consegue se adequar às exigências familiares e maternais demandadas pela sociedade típica de sua época.

Diversas histórias

Além da dupla de cientistas, a série também acompanha de perto na primeira temporada os personagens Barton e sua esposa Margareth. Os dois vivem um relacionamento aparentemente feliz, mas Barton esconde de todos sua homossexualidade. Candidatando-se como voluntária nas pesquisas de Master, Margareth aos poucos vai descobrindo o segredo de Barton e conseguindo explicações para certos fatos vividos entre eles, e concluindo que sua vida e seu casamento não possuem substância alguma, sendo apenas uma fachada social.

Essas e outras histórias podem ser assistidas no DVD lançado pela Sony com a primeira temporada da série e que também pode ser baixada pela internet. Depois de assistir, queremos saber sua opinião e trocar uma ideia a respeito. Que tal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *