Saúde sexual masculina: aproveite o mês de novembro para ficar azul com a sua saúde
16/11

Saúde sexual masculina: aproveite o mês de novembro para ficar azul com a sua saúde

Você com certeza já ouviu falar da onda que vem tomando conta de mundo e também do Brasil: o Novembro Azul! Esse mês foi escolhido para ações relacionadas à prevenção do câncer de próstata, especialmente porque o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Esse é um dos tipos mais comuns de tumores no mundo e é o de incidência mais alta entre pessoas do sexo masculino. Porém, há muito desconhecimento e preconceito sobre o tema, o que é extremamente maléfico, pois quando esse mal é diagnosticado no início as taxas de cura são excelentes.

Quer entender um pouco mais sobre essa doença e a campanha que está fazendo um sucesso acima do esperado? Confira o texto a seguir:

A próstata

A próstata é muito falada, mas pouco conhecida das pessoas. Trata-se de uma pequena glândula que só existe em pessoas do sexo masculino e se localiza na parte inferior do abdômen. Ela envolve a uretra e fica mais precisamente abaixo da bexiga e na frente do canal retal. Seu papel fundamental na produção de sêmen é indispensável para a fertilidade dos homens, pois é responsável por cerca de 70% do seu volume.

A prevenção  

Existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Uma dieta balanceada, rica em verduras, frutas, legumes, cereais e grãos e quantidades menores de gordura, especialmente as de origem animal, ajuda na redução da incidência de tumores de próstata. Exercícios também ajudam, desde que feitos regularmente. Peso adequado e distância do álcool e cigarro também são altamente recomendáveis. Mas a partir dos 45 anos não tem jeito: os homens precisam procurar um posto de saúde para fazer os exames de rotina. Se houver histórico familiar, a idade dos exames pode diminuir e seu médico saberá estipular a necessidade disso.

Sintomas

Os sintomas mais comuns desse tipo de câncer são a dificuldade em urinar, alteração da frequência de micção, diminuição da força do jato de urina e outros problemas relacionados. Quem tem histórico familiar da doença deve redobrar a atenção e avisar ao médico.

Os exames

Como essa doença pode ter início insidioso, não devemos esperar os sintomas surgirem, pois pode ser tarde demais. Os exames de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata envolvem a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) e o exame de toque. Eles são complementares e ambos são indispensáveis, embora haja um preconceito machista e descabido com o exame de toque.

Por que os homens cuidam menos de si?

A sociedade é extremamente machista e os homens tendem a cuidar menos de sua saúde. Dados mostram que a mortalidade e morbidade do público masculino são mais altas, em praticamente qualquer idade. Seu comportamento de risco e ligado à violência contribui para isso, bem como a maior resistência para procurar cuidados médicos e atitudes preventivas. O Novembro Azul vem exatamente para oferecer uma proposta mais madura e correta: que os homens desenvolvam um maior autocuidado e procurem fazer os exames e visitas médicas necessárias, sem preconceito. A desconstrução desse paradigma é o principal objetivo, na busca de um cuidado mais holístico para o público masculino.

Uma atitude preventiva e sem preconceitos pode salvar sua vida. Não brinque com a doença: aproveite o mês de novembro para ficar no azul com a sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *