14/02

Entenda a origem do Valentine’s Day

O dia 14 de fevereiro é muito especial para os casais apaixonados em diversos países. Afinal, se trata do Valentine’s Day ou Dia de São Valentim. Mas, você conhece a origem do Valentine’s Day?

O caso se refere a uma data de jejum em homenagem ao santo. A relação com o amor romântico se estabeleceu depois da Idade Média, quando o conceito de relação romântica foi criado e propagado ao redor do mundo.

Além disso, o bispo Valentim lutou contra as ordens do Imperador Claudio II, que proibiu o casamento durante determinadas guerras. O imperador acreditava que os solteiros eram melhores guerreiros. No entanto, o bispo continuou realizando matrimônios até ser descoberto, preso e condenado a morte.

Na prisão, Valentim recebia muitas flores e cartas de jovens que ainda acreditavam no amor. Milagrosamente, ele ainda se apaixonou e curou a filha cega de um carcereiro neste período. Antes de sua morte, Valentim redigiu uma carta de adeus e assinou como “Seu Namorado ou De seu Valentim”.

Origem do Valentine’s Day

Desde então, São Valentim é visto como um mártir pela Igreja Católica. Já a data remete a sua morte, bem as vésperas de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza).

Umas cerimônias desse festival era a caminhada da fertilidade, na qual sacerdotes passeavam pela cidade tocando nas mulheres com correias de couro de cabra para garantir a fecundidade. Antigamente, o dia de São Valentim era uma festa celebrada, especialmente, em países anglo-saxões. Só que no século 20 o costume se espalhou por outras nações.

Apesar disto, o Dia de São Valentim ainda não é data oficial dos apaixonados no Brasil. No país, o Dia dos Namorados é celebrado em dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

A origem do Dia dos Namorados se deve ao comerciante João Dória que se inspirou em ideias do exterior e apresentou o conceito aos comerciantes. Desde então, a data se popularizou em todo o Brasil sempre amparada na origem do Valentine’s Day.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *